Escola de Mães
SOBRE NÓS...
Muito sumariamente.... como nos apresentamos
Nasceu em Lisboa, em Novembro de 1956, é casada e tem duas filhas nascidas em 1985 e 1987. Estudou Enfermagem em Évora. Exerceu no Hospital de Faro e Hospitais Civis de Lisboa. É professora nesta Escola desde Fevereiro de 1986. Especializou-se em Saúde Materna e Obstetrícia, é Mestre em Enfermagem e Mestre em Sexologia. Em 2007 terminou o Doutoramento na Universidade de Salamanca. Na área da Saúde Materna tem realizado formação na Preparação para o Parto, Educação Perinatal, Urgências Obstétricas e Aconselhamento em Aleitamento Materno. Gosta de viajar, de gatos, de ir ao campo e ao shoping.
Natural de Portel, tendo vivido grande parte da sua vida em Évora onde frequentou ,o colégio das Doroteias e posteriormente o Liceu Nacional de Évora. Fez o Curso Enfermagem na Escola de Evora e a especialização em Enfermagem de Saúde Infantil em Lisboa. É mestre em Sociologia da Família pela Universidade de Évora. É professora na Escola de Enfermagem de Evora desde 1988. Gosta de viajar e tem particular interesse pelos animais e natureza.
Antónia Martins
MAntonia.Martins@alentejocentral.min-saude.pt
Nasceu em Almada, onde viveu toda a sua infância e adolescência, porém Évora acolheu-a em 2017 quando ingressou na Licenciatura de Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, nesta mesma cidade.
O gosto pela área da Saúde Materna vem desde as suas brincadeiras enquanto menina e enalteceu-se aquando da frequência do 3º ano da Licenciatura de Enfermagem e sua respetiva prática clínica.
Acredita que, com o nascimento de um bebé, existe também o nascimento de uma mãe e consequentemente, de uma família.
Paula Bilro
paula.bilro@gmail.com
Nasceu em Évora, a 14 de setembro de 1981. Viveu sempre em Montemor – o – Novo, a sua infância foi acompanhada pelas 3 irmãs mais velhas. Foi a única do grupo de 4 irmãs que nasceu no Hospital, que mamou e até aos 2 anos de idade. Casada e tem um filho.
Em 1999, iniciou a sua vida académica na cidade de Évora. Licenciatura em Enfermagem e posteriormente Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia (2010), na Escola Superior de Enfermagem de S. João Deus. Em 2011, terminou Mestrado em Sociologia, Família e População, na Universidade de Évora e em 2018 ingressou no Curso de Doutoramento em Enfermagem na Universidade Católica Portuguesa.
Exerceu funções no Serviço de Obstetrícia do Hospital Espírito Santo, Évora, até 2015, data em que integrou os cuidados de Saúde Primários na USF Alcaides do Centro de Saúde de Montemor–o –Novo. Em setembro de 2018 iniciou funções na Escola Superior Enfermagem S. João Deus como Professora convidada.
A vigilância da gravidez de baixo risco nos cuidados de saúde primários e a literacia em saúde
materna, constituem as suas grandes áreas de interesse.
A família é a sua alma!
Nasceu em Cabeção em 1963. E casada e tem dois filhos. Vive na cidade de Évora. Terminou o curso de Enfermagem em 1985 e exerceu como Enfermeira no Hospital de Évora. É professora na Escola de Enfermagem desta cidade desde Janeiro de 2000. Especializou-se em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. E Mestre em Ecologia Humana desde 2004 e em 2014 terminou o Doutoramento em Sociologia na Universidade de Évora com a temática “Os dilemas dos pais das crianças/jovens com excesso de peso e obesidade no Alentejo". Tem dedicado desde então algum do seu tempo a projetos na sociedade na área da alimentação.
Nasceu a 26 de maio de 1970 no Alentejo, foi um parto em casa com ajuda do médico da Aldeia e de uma “parteira”, que decorreu sem intercorrências. Mamou até cerca dos 2 anos de idade. Cresceu e estudou no Alentejo e após terminar o curso de Enfermagem ingresso num Hospital em Lisboa onde permaneceu cerca de 9 anos, quando regressou novamente á cidade Alentejana de Évora onde continuou a sua formação académica. Tem dois filhos muito especiais. Gosta do que faz, adora viajar e passear com a sua família!
Ana Frias
anafrias@uevora.pt
Nasceu no norte de Portugal, viveu a sua infância e adolescência em Lisboa, Évora acolheu-a em 1992 onde casou e teve 1 filho, o André. Estudou Enfermagem e Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica em Lisboa, Exerceu Enfermagem no Hospital Santo António dos Capuchos, Hospital de Évora e Centro de Saúde de Portel. É professora na Escola de Enfermagem da Universidade de Évora desde 2003.Mestre em Ecologia Humana e Doutora em Psicologia. Salienta a Preparação para o Nascimento, as Urgências Obstétricas e Neonatais, Adolescentes e VIH como áreas de interesse. Gosta de Dançar (sevilhanas), de viajar, de ler, de cozinhar para a família e amigos e quando pode (raramente) descansar no sofá a ver TV com os seus amigos fieis, os gatos, Riscas e Pintas.
Estudou Enfermagem em Santarém. Exerceu como Enfermeira, na área Pediátrica em Lisboa. Em 1996 vem para Évora, sua cidade paixão, para o serviço de pediatria e neonatologia. É professora nesta Escola desde 2007. Especializou-se em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, é licenciada em Medicina Tradicional Chinesa e é Mestre em Sociologia. É Doutora pela Universidade de Coimbra, Ciências da Saúde. Formadora de Massagem Infantil e Suporte Básica de Vida. Adora viajar e gosta muito de fotografia.
Fez o curso de Enfermagem e a especialização em saúde materna e obstetrícia em Évora. Exerceu no centro de saúde de Montemor-o-Novo, Hospital do Espírito Santo em Évora e Maternidade Mariana Martins em Elvas. É professora na ESESJD desde 2004, mestre em Psicologia, doutora em Psicologia. Em formação contínua na área salienta, os cursos de conselheira em aleitamento materno, de preparação para o parto e de emergências obstétricas. Gosta do contacto com a natureza, de cozinhar e de bordar.
Nasceu em Mértola, em janeiro de 1957. Vive em Évora e é professora na Universidade de Évora/Escola Superior de Enfermagem desde 1982, onde exerce funções, docentes, de coordenação e de gestão. É Mestre em Enfermagem e especialista na área da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, leciona nos cursos de Licenciatura e de Mestrado. Gosta do contacto com a natureza e adora viajar, tem como lema de vida “Vamos inventar o amanhã, sem nos preocuparmos com o que aconteceu ontem”!